Saudações Agostinianas

De 12 a 16 de janeiro, no Espaço Anhanguera (antigo Centro Pastoral Santa Fé) em Perus-SP, realizou-se o XIII Congresso Nacional Agostiniano da FABRA – Federação Agostiniana Brasileira, com a participação de 170 pessoas.
O Agostiniano é consciente de que “Deus e as realidades do Espírito tem que ser buscados mais e mais, a partir de cada encontro” (Trin. XV, 2, 2); vive em processo permanente de auto formação e crescimento, e na busca incessante da verdade sobre si mesmo, sobre o homem, sobre o mundo e sobre Deus, desde a própria interioridade e o conhecimento de si mesmo.

E neste encontro o tema foi FELICIDADE? com o lema “É alegrar-nos em Ti, de Ti e por Ti” (Santo Agostinho, Confissões X, 32). Foram quatro dias de momentos orantes, celebrativos, palestras, oficinas/mini cursos, e também festivos, pois comemoramos os
40 anos do I Encontro, em Itaici de 14 a 17 de janeiro de 1975,
com a alegria da presença de quatro irmãos que participaram do primeiro congresso, Frei Pelayo Moreno, Frei Enéas Berili, Irmã Maria Josefina Casagrande e Irmã Maria de Lourdes Carvalho.

A celebração Eucarística de Abertura do congresso teve como presidente o Bispo Agostiniano Dom José Geraldo da Cruz AA da diocese de Juazeiro/BA. Os conferencistas foram:
- Pe. João Edênio Reis Valle-SVD, que fez uma análise geral da felicidade na contemporaneidade,
- Silvia Maria Contado, que falou sobre a trajetória de Agostinho em busca da felicidade,
- Frei Lorivaldo Nascimento, OAD que falou sobre a relação entre Graça e Felicidade,
- Heres Drian de Oliveira Freitas, que incentivou a todos a buscarmos a felicidade dentro de nós mesmos falando sobre “O bom uso da felicidade temporal é a felicidade a serviço da bondade do Criador” (cf. Sto. Agostinho, ep. 140, 2,4).

As oficinas ou minicursos foram coordenados por:

A Felicidade e a Afetividade: – Prof. Rafael Galvão Barbosa (BSP), A Felicidade Virtual: – Irmã Renata (Paulina), Dimensão Escatológica da Felicidade: – Prof. Gláucio Souza, Aprender e ensinar com felicidade: – Ana Clara Pereira A.A. Almeida, A vida consagrada, caminho para a felicidade: – Frei Cristiano Zeferino de Faria (OSA)
“A Federação Agostiniana Brasileira” congrega todos os membros da grande família Agostiniana no Brasil, ou seja, diferentes grupos que têm e seguem a espiritualidade de Santo Agostinho, neste congresso foi presidida pelo Frei Luiz Carlos da Silva AA, (Padres Assuncionistas), a comissão organizadora deste congresso, foi coordenada pelo Frei Cláudio de Camargo OSA, (Província Agostiniana do Brasil), e equipe constituída por Marisa Cristina Carollo Moncayo, (Província Agostiniana do Brasil), Irmã Maria Gonçalves Assis (Agostinianas Missionárias) Frei Marcos Antônio Dias AA (Padres Assuncionistas), Frei Mario Sergio Rocha OSA (Província Agostiniana do Brasil),
Frei Rodrigo Antônio de Jesus OSA (Vicariato Nossa Senhora da Consolação), Irmã Feliciene Masika Matungulu (Oblatas da Assunção),Frei Jurandir de Freitas Silveira OAD (Agostinianos Descalços) e Frei Graciano Gonzáles Rodrigues OAR (Agostinianos Recoletos).

Deus pela intercessão de Santo Agostinho e Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho, nos fortaleça na unidade, na partilha, no amor em: “Uma só alma e um só coração para Deus!